Leituras da Madrugada

segunda-feira, setembro 25, 2006

O problema não é reprovar, é não aprender!!!

O problema não é reprovar, é não aprender

A aprendizagem é eminentemente social. Aprende-se em grupo e com um grupo. Não aprender é desgarrar-se desse grupo. É desprender-se de um corpo, com todo o sofrimento que isso comporta. Portanto, o sofrimento de não aprender é o que importa e não o de ser reprovado. Há algo ainda mais brutal e grave por detrás destas determinações de não reprovar nas primeiras séries das escolas públicas - é consagrar a idéia de que há alunos de classes populares que são menos capazes que os de classes média e alta, uma vez que estes se alfabetizam com seis anos. E, com isso, consagra-se uma criminosa injustiça e uma tremenda segregação, a de não confiar na inteligência de todos e a de não apostar que todos podem aprender
.
ESTHER PILAR GROSSI( Doutora em psicologia da inteligência pela universidade de Paris)
Bem inteessante esse texto do jornal zero Hora de Sábado(23/09/2006) onde é questionado o início da 1ª série aos 6 anos...
Tenho acompanhado o drama de se ficar dependendo das leis "da hora" para se ter um filho aceito na escola pública ... Num ano não se ter 6anos e noves meses em março indicaria pré-Escola, já no outro, 1ª série... Ainda mais essa história de 1ª série "A"...primeira série "B"..com certeza a confusão criada pela transição da lei gera na criança uma ansiedade e uma desconfiança sobre a importância de se estar na escola e para quê.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial