Leituras da Madrugada

terça-feira, julho 25, 2006

Interagir Afetivamente com o Aluno...







" O processo de aprender pode deflagar no aprendiz uma curiosidade crescente, o que pode torná-lo mais criativo"

Pensando sobre no que realmente motiva mais as pessoas em geral: "Fatos Alegres ou Fatos Tristes?", fui buscar na NET alguma inspiração e achei um trabalho maravilhoso de Patrícia Augustin Jaques e Rosa Maria Vicari do PPGC – Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
"Psicólogos e pedagogos têm destacado a maneira como as emoções afetam a aprendizagem (Goleman, 1995; Piaget, 1989; Vygotsky, 1962). Segundo Piaget (1989), é incontestável o papel perturbador ou acelerador da afetividade na aprendizagem. Boa parte dos alunos que são fracos em matemática falha devido a um bloqueio afetivo. Os trabalhos de Izard (1984) mostram que emoções negativas induzidas no aluno mostram prejudicar o seu desempenho em tarefas cognitivas e emoções positivas possuem um efeito contrário. Por esta razão, vários sistemas educacionais têm buscado considerar as emoções do aluno através da inferência de emoções, bem como responder emocionalmente a ele, através da geração de emoção, mostrando a riqueza presente na interação afetiva entre aluno e tutor."

Gosto muito dessa idéia colocada já na introdução do trabalho... Contudo, chego à conclusão: o que defendo como "Motivar" o grupo está alicerçado na verdade com a "AFETIVIDADE" das pessoas e, que , ao criarmos um elo afetivo com elas estamos "abrindo" um espaço para motivá-las " e vender o nosso peixe" como se dizia antigamente.

Uma parte curiosa e muito interessante:

"...Quando o aluno que tem motivação intrínseca está satisfeito porque ele cumpriu uma tarefa que lhe interessava com sucesso (evento 2), o tutor mostra qual a nova habilidade que foi adquirida, uma vez que o aluno está motivado para aprender novas coisas. O aluno que tem motivação extrínseca sempre está satisfeito pelo sucesso nas tarefas, uma vez que ele pensa que isto comprova a sua competência. Nestes casos, o agente o parabeniza fortemente por seu desempenho a fim de manter a sua motivação, desde que tais alunos precisam da aprovação de seu tutor."


1 Comentários:

  • Às 12:09 AM , Blogger bruno disse...

    olha, essa é primeira vez que posto um comentário em um blog!

    sou professor de informática em uma escola que ministra aulas interativas, ou seja, via apostila on-line!

    gostaria de umas dicas de como poderia melhorar minhas aulas e assim prender mais a atenção de meus alunos!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial