Leituras da Madrugada

sexta-feira, agosto 04, 2006

LEITURAS DE UMA MADRUGADA FRIA DE INVERNO...


O APAIXONADO Compartilha o que sabe/sente...

Quando os aprendentes compartilham suas descobertas, estão vivenciando atitudes solidárias ao desejar que o outro também experiencie o que sabem, quando contam de um livro que leram, de um filme que assistiram, de um lugar que visitaram, da música que dançaram, de uma pesquisa que realizaram. Também desenvolvem atitudes de respeito às críticas do outro, percebendo-as como oportunidades de analisar suas experiências por diferentes pontos de vista, possibilitando novas organizações do seu conhecimento. Compartilhar é expor os próprios pensamentos e sentimentos cultivados pela paixão das descobertas realizadas na investigação, estimulando o outro, não pela imposição, mas pela provocação, a um novo pensar curioso...

Todo este ciclo é movido pela dinâmica e pelo desejo de querer saber/sentir o que nos é novo, no prazer em excursionar por diversos caminhos, na alegria da descoberta, no estar apaixonado e proporcionar ao outro o que sabemos/sentimos, no “prazer de estar aprendendo – vivendo” pela auto-organização do conhecimento.(Paulo Freire,1985)

O que caracteriza a aprendizagem, para Piaget, é o movimento de um saber fazer a um saber, o que não ocorre naturalmente, mas por uma abstração reflexiva, processo pelo qual o indivíduo pensa o processo que executa e constrói algum tipo de teoria que justifique os resultados obtidos. O aprender a aprender ocorre quando se automatiza esse processo de abstração reflexiva, que nos leva a pensar o nosso próprio pensamento, ou, nas palavras de Maturana e Varela (1980), quando observamos, de forma sistemática, nossos próprios estados internos.

Segundo MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI JUNIOR (1998), a MOTIVAÇÃO é o processo de induzir uma pessoa ou um grupo, cada qual com necessidades e personalidades distintas, a atingir os objetivos da organização, enquanto tenta também atingir os objetivos pessoais. A palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. Motivação é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Dizer que uma pessoa está motivada significa dizer que esta pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para atingir seu ideal. É uma força que se encontra no interior de cada pessoa e que pode estar ligada a um desejo. Uma pessoa pode estimular a outra e este estímulo ser transformado em motivação para quem o recebe. A probabilidade de que a pessoa siga uma orientação e resulte em uma ação desejável está diretamente ligada à força de um desejo.

Pensar na construção de uma sociedade escolar mais justa e solidária é refletir sobre os valores e afetos que fazem a diferença humana nas relações escolares no dia-a-di, confirmando as expectativas sobre a educação que MENEZES (2000, p.13) acredita como, “a boa educação é aquela que promove gostosamente a diferença humana, preparando para a vida”. Para BRIGGS (2000, p.27) “A chave da paz interior e da vida feliz é a auto-estima elevada, pois é ela que está por trás de todo relacionamento bem-sucedido com os outros”.

Para TIBA (1999) a auto-estima “É o sentimento que faz com que a pessoa goste de si mesma. Aprecie o que faz e aprove suas atitudes. Trata-se de um dos mais importantes ingredientes do nosso comportamento”. (p.157). Já, para SEBER (1997), defende, dentro da teoria de Piaget, que o afeto se desenvolve no mesmo sentido que a cognição ou inteligência e, é responsável pela ativação intelectual. Com suas capacidades afetivas e cognitivas expandidas através da contínua construção, as crianças tornam-se capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas. Neste aspecto, a auto-estima mantém uma estreita relação com a motivação ou interesse da criança para aprender. O afeto é o princípio norteador da auto-estima. Desenvolvido o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina tornam-se conquistas significativas para o autocontrole do aluno e seu bem estar escolar.Percebe-se uma forte relação entre professor e aluno, influenciando na formação da auto-estima, pois o professor que não tem amor pela profissão, e apresenta diferentes reações diante de um aluno indiferente ou agressivo, pode comprometer o desenvolvimento escolar da turma.

OLIVEIRA (1998), aborda as idéias de Vygotsky que sempre se preocupou com o aprendizado inserido no desenvolvimento sócio-histórico da pessoa como um processo que apresenta diferentes fases que estão interligadas entre si. Independentemente da fase que esteja vivendo, o ser humano está convivendo com grupos diversificados de pessoas que, contribuem a todo o momento com a construção de sua auto-estima.



Andréia...

1 Comentários:

  • Às 9:54 PM , Blogger Mariangela disse...

    Olá,
    estamos iniciando a 4ª semana de curso, quase fechando o primeiro mês de trabalho!
    1) Hoje inicia mais um Módulo para a nossa turma: Proa 2, também sob orientação do professor Daniel. Já há um fórum aberto por lá! Compareçam!
    2) O professor Daniel reorganizou o fórum do Modulo Proa 1! Novos tópicos foram abertos para enriquecer a discussão! Quem ainda não iniciou a interação, é uma ótima oportunidade!!!

    3) Os fóruns da oficina Proa 11 também foram reorganizado por turma!!!

    Uma ótima semana !


    Abraços,Mariangela

     

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