Leituras da Madrugada

segunda-feira, agosto 28, 2006

Motivação... Afetividade...Razão...

"Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação, a portas fechadas e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores das suas ações, dos seus propósitos e dos seus desejos."
(Padre Vieira, no
Sermão de São Francisco Xavier Dormindo)
Nossa, tenho lido tanto sobre Motivação que já tenho material para um Doutorado!!!
Quanto mais leio e descubro novos textos, mais gosto desse assunto que sempre fascinou-me tanto.Tomei conhecimento, recentemente, de um material maravilhoso sobre o assunto em um CD da PUC/RIO.
Mamede-Neves(1998) defende a Motivação como um dos temas mais central e importante da Psicolgia, porque quando falamos de Motivação, estamos nos referindo, na verdade, ao campo da psicodinâmica, ou seja, da dinãmica do psiquismo. Quando se pensa em Motivação, geralmente se pensa no interesse que o mundo real desperta no homem, nas condições responsáveis pelo engajamento ou não das pessoas numa atividade qualquer, nas intenções que presidem o comportamento humano.(E, esse fascinante CD segue pelos conceitos psíquicos de afetividade/razão;o sistema psíquico em si... a motivação humana...)
Para Maria Apparecida Mamede-Neves (1999), a motivação resulta de uma variedade de necessidades, e é a necessidade dinâmica e persistente que determina o comportamento humano. Quando o indivíduo tem uma necessidade qualquer, isso rompe com o seu equilíbrio, com o seu ajustamento, o que causa tensão, insatisfação, inquietação e desconforto. Esses seriam os motivos que, interagindo entre si, levariam o indivíduo a agir, buscando restabelecer o equilíbrio, o ajustamento anterior. Sendo isso uma constante na vida do ser humano, essa busca do equilíbrio e do ajustamento se dá como um ciclo: um ciclo motivacional, esquematizado por Mamede-Neves.
Há uma vontade maior: aquela de ver antes da visão,aquela de animar toda a alma com uma vontade de ver.
(Gaston Bachelard(BACHELARD, 2001, p. 147)
"Aprender é tornar presente uma realidade ausente."
(Hans G.Furth,1995,p.55)
Bem, agora que a madrugada chegou , minha motivação está mais direcionada ao desejo de dormir...
PS: Sempre que estiver "offline" é porque ainda necessito de papel e leitura como um
"SER" do século XX.

1 Comentários:

  • Às 2:09 PM , Blogger Mariangela disse...

    Oi Deyah tudo bem,tenho acompanhado o projeto de vocês.Eu encontrei com o Itacyr na UFRGS e ele disse que ia fazer contato para trabalhar no PA.Tu recebeste a tabela da avaliação que o Daniel mandou?As vezes os servidores bloqueiam os e-mail.Se não tiveres recebido me avisa que eu te encaminho.
    Bjs,Mariangela

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial