Leituras da Madrugada

sexta-feira, julho 21, 2006

Meu lugar favorito de trabalhar...

"Mesmo diante de tantas modificações e informações é preciso que haja alguém que auxilie o aluno a analisar criticamente tudo isso, verificando o que é válido e deve ser utilizado e o que pode ser deixado de lado. Apesar da facilidade de acesso à informação que a tecnologia nos permite, o professor continua sendo indispensável para que a tecnologia seja utilizada corretamente. "
Posso dizer que sou privilegiada, porque trabalho numa escola onde a busca por "soluções" que proporciem o gosto por estar na escola é uma constante. Tanto alunos quanto professores , " Aprendizes do Saber" caminham juntos no "fazer pedagógico". Somos conscientes, no entanto , que há muito o que caminhar... O ser humano é uma "Caixinha de Surpresas" ... Na Semana passada, realizamos a "2ª Semana Pedagógica", um momento especial onde, através de oficinas, alunos e professores participam de atividades onde o lúdico leva à "experienciar o saber" na sua forma genuína. Com o objetivo de integrar a comunidade escolar, através de atividades de reflexão culturais, de uma forma lúdica e aparentemente descompromissada. Idealizada com o intuito de proporcionar, aos docentes e discentes da escola, momentos de integração e renovação, pela troca de experiências de caráter lúdico e espontâneo, despertando nos participantes a criatividade, levando-os a se envolverem de maneira natural e volutiva. As atividades foram realizadas nos três turnos de trabalho, dividindo-se o tempo em três espaços distintos: aula, atividade com os alunos e atividades para os professores. As que que envolveram os alunos foram programadas pelos departamentos ou áreas de estudo e setores e foram organizadas independente de série ou grau de estudo. Os professores participaram de palestras interativas e sessões de estudo, abrangendo, sempre temas de interesse geral do grupo. Os trabalhos realizados pelos alunos e / ou professores, antes ou durante a Semana pedagógica, foram expostos. (O que é um dos ítens do evento) Mesmo diante de tantas modificações e informações é preciso que haja alguém que auxilie o aluno a analisar criticamente tudo isso, verificando o que é válido e deve ser utilizado e o que pode ser deixado de lado. Apesar da facilidade de acesso à informação que a tecnologia nos permite, o professor continua sendo indispensável para que a tecnologia seja utilizada corretamente.
É muito bom "saber-me" parte dessa comunidade "Amiga e Curiosa"...
"Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos . O papel do professor é insubstituível."(J.M.Moran)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial