Leituras da Madrugada

domingo, julho 16, 2006

Retomando a caminhada...


Depois de alguns dias envolvida com outros assuntos, também importantes, resolvi voltar à ativa aqui no "BLOG".
Para mim foi um pouco decepcionante começar essa Especialização da UFRGS do jeito que comecei. Primeiro, porque não pude ficar na turma da minha amiga no PROA RS- Turma I( de 19/07/2006). Teria que viajar a SP na 3ª feira e ficaria ausente. Fui literalmente convidada a retornar na outra semana.
Na semana seguinte, (26/07/2006) o dia amanheceu muito frio, e eu com a Virose da época ... Depois de medicada, consegui finalmente retornar ao curso ... Enquanto percorria o caminho até POA (sou de Sapucaia do Sul) ia pensando sobre os acontecimentos do último semestre...
Depois de muita batalha e "Rotinas de Vida Real", estou vivendo, um momento bem Especial. Estranho, mas parece estar tudo acontecendo ao mesmo tempo, e apesar de amar estudar e aprender. Sei que, como ser humano, tenho minhas limitações físicas.



Minha paixão pelo EAD e pelas TIC começou em janeiro de 2003 quando resolvi voltar a estudar. Desde lá tudo que tenho feito é buscar e planejar novas maneiras de “apropriar-me” desse maravilhoso contexto virtual... Alguns de meus projetos têm se concretizado porque conto com a ajuda de muitas pessoas amigas, principalmente a minha amiga Eliane Soares, colega de jornada na Escola Estadual... Amiga e companheira de muitos sonhos Virtuais...
Meu projeto do TCC do MBA da TIC’s 2003 - PUCRS foi sobre os Audiovisuais em geral e sobre o papel da TIC como fator de Motivação e Construção do Saber. Sei que a alegria de ver o surgimento de um laboratório de informática em nossa escola, da possibilidade de levar os alunos até os computadores para “experienciar” o uso de software de inglês entre outras atividades fez surgir uma nova postura na rotina educacional da escola, no relacionamento entre alunos e professores e entre professores e a comunidade escolar. Assim, a vontade de buscar mais e mais tornou-se regra numa realidade que até então parecia estar estacionada no século XX. As oportunidades foram surgindo, entre elas dois cursos com os quais fui presenteada com a oportunidade valiosa de conhecer outras realidades dentro desse mundo tão novo e fascinante... Esse mundo virtual onde o tempo e o espaço não existem, ou melhor, co-existem sem fronteiras...
O Curso de Gestores da PUCSP foi uma inesperada surpresa, uma vez que de aluna virtual passei à professora-tutora buscando gestores para montar uma turma e poder "Multiplicar" o que estudara. Nossa, um turbilhão de acontecimentos maravilhosos que culminou com minha ida à São Paulo (20/07/2006) para receber os certificados em nome da turma de Gestores do RS. Nisso, quando volto está na hora de buscar mais essa aventura, embarcar numa viagem desafiadora: a tão esperada oportunidade de ser aluna de um curso da UFRGS! Acho que todos desejamos isso. Estudar na Universidade Federal do RS! Mas, não sei se pelo fato de estar adoentada ou um pouco estressada de tantas aventuras maravilhosas (Meus caros a fama também cansa!! -heheh...heheheh), senti desde o início um clima agressivo em relação a toda e qualquer participação de nosso grupo... Pensei com meus botões: "Andréia, VC está é muito mimada e mal acostumada de tantas mordomias...Com um pouco de paciência tudo se ajeita...”, mas que nada. A tensão aumentava... E com o surgimento de a tarefa do PA, que sabemos ser para nosso treino e aprendizado, o clima tornou-se insuportável!
“Da vez primeira em que me assassinaram eu perdi um jeito de sorrir que eu tinha... depois, de cada vez que me mataram, foram levando qualquer coisa minha”.

Logo lembrei desse verso de Mário Quintana que traduzia perfeitamente a minha insatisfação com aquele momento tão desconfortável que estava vivendo. Certamente, “Esta de Verde” busca apenas uma oportunidade de materializar um desejo antigo e finalmente poder integrar um espaço pedagógico onde “... os educadores sejam os maiores incentivadores de seus alunos, instigando-os a buscar o novo, questionar, tomar suas próprias iniciativas... conscientes de que o uso das novas tecnologias da informação possibilita ao ser humano o desenvolvimento de uma nova forma de pensar, de agir e de viver onde o saber assume uma forma bem mais democrática e coletiva”(Pierre Lévy).
Bem, mas como tudo tem seus dois lados, o que ficou de tudo isso foi a união e amizade que começou a surgir entre os colegas de grupo: Colegas adoráveis e professores que conseguem “ver” além dos rótulos. Penso que há ainda uma idéia generalizada que por sermos professores do Estado, concursadas só façamos de conta, mas na verdade o perfil do profissional que enfrenta tantas jornadas entre trabalho, vida familiar e estudo é na verdade um idealizador que está sempre na "batalha" numa busca incansável por novos caminhos... novas maneiras de viver esse mundo que se apresenta tão mutável e diferente a cada instante.. Bem, peço desculpas se exagerei no desabafo... Adoro estudar e farei o meu melhor... sei que terei altos e baixos, mas não tenho preguiça de buscar respostas e sei que conseguiremos porque motivação tenho muito e sei que sou teimosa o suficiente para buscar o que desejo...
Assim a vida me ensinou...
“I’m a dreamer, but I’m not the only one.” (John Lennon)

2 Comentários:

  • Às 1:05 AM , Blogger Profª Eliane disse...

    Andréia

    Puxa!Que sufoco! Foi um desabafo mesmo. Agora é só deixar baixar a poeira e seguir em frente. Como diz o ditado " O que é do homem o bicho não come". Este curso vem trazer muitos desafios para nós e você já começou com um grande desafio: Ser forte e não se deixar abater pelo desafeto dos outros, tenho certeza que você ainda vai fazer muito sucesso. Felicidades..Beijos.. Eliane Soares

     
  • Às 8:32 PM , Blogger GIOVANA disse...

    Déia adorei o desabafo.
    És maravilhosa.
    Bjos Giovana - São Leopoldo

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial