Leituras da Madrugada

terça-feira, outubro 03, 2006

PA: ousadia e mudanças na concepção de ensino aprendizagem e na postura do educador...










Sabemos que "...a prática educativa envolve uma constante busca de procedimentos para desenvolver nos alunos o interesse pelas atividades pedagógicas, fazendo com que adquiram o gosto pela leitura e escrita, envolvendo a produção textual, tanto nos aspectos de coerência como de coesão..."
... Vygotsky (1989) dá destaque às condições que o indivíduo possui para, a partir do ambiente em que vive, ter acesso aos "instrumentos físicos e simbólicos" desenvolvidos pelas gerações que o precederam. O instrumento amplia os modos de ação do homem. Assim, da mesma forma que atua sobre a natureza fazendo uso dos instrumentos físicos, transformando-a, o homem atua sobre si próprio através dos instrumentos simbólicos, transformando suas formas de agir. O desenvolvimento do pensamento a partir da experiência da criança, constrói internamente os hábitos culturais de seu grupo e do sistema lingüístico.
Sobre o desenvolvimento e aprendizado, Vygotsky considera como processos não coincidentes, embora esteja o aprendizado diretamente relacionado ao curso de desenvolvimento da criança, tomando como concepção que o desenvolvimento é a apropriação de formas cada vez mais elaboradas de atividade humana e, ressaltando o papel da educação escolar como ambiente específico para promover o desenvolvimento do aluno. A partir daquilo que a criança já sabe, de sua capacidade de equacionar problemas sem ajuda (desenvolvimento real), poderão ser criadas mais possibilidades de aprendizagem através da elaboração compartilhada, ou seja, o que ela ainda não realiza sozinha, poderá ter condições de realizá-lo sob a orientação dos adultos ou com a colaboração das crianças mais velhas (desenvolvimento proximal). Ao professor cabe provocar avanços na aprendizagem dos alunos que não ocorreriam espontaneamente....

... Segundo Vygotsky, devemos olhar as possibilidades da criança e não apenas as suas dificuldades. "O que temos que buscar são as forças positivas do defeito, dirigindo-nos para alcançar o que é socialmente valorizado, construindo assim a auto-estima perdida ou não estabelecida" (PADILHA, 1997, p.33).
Em: " A escola evita a promoção de atividades significantes." (Carl Rogers) Há citações bem interessantes a respeito da teoria de Rogers a respeito da aprendizagem e, apesar
de haver muitas críticas à sua teoria pela utopia que ela implica( sua teoria é idealista, da corrente também denominada de romântica, irrealizável para seus críticos), na obra rogeriana são notáveis os seguintes aspectos: o desejo de mudança, a intenção de realização de algo concreto e a preparação da opinião pública para as mudanças possíveis.
Gosto, quando afirma seu conceito de aprendizagem significativa... Diz ele:
" Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência." Rogers, in Tornar-se Pessoa, 1988, editora Martins Fontes.
Pensando nisso tudo e, a partir dos estudos realizados nos últimos meses, posso afirmar que, certamente, "...trabalhar com PA exige antes de mais nada despojamento para romper com o tradicional, ter ousadia para romper com as limitações do dia-a-dia, muitas vezes impostas por nós mesmos. O trabalho por projetos exige mudanças na concepção de ensino aprendizagem e na postura do educador, a opção por trabalhar com projetos deve ser vista sobretudo como uma maneira de repensar a escola e não apenas como uma opção puramente metodológica...
Os PAs possibilitam a interdisciplinaridade. Almeida(2002) enfatiza " (...) que o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornado-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas do conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção...
Assim vou indo, descobrindo novos caminhos, revendo algumas certezas, solucionando algumas dúvidas ... criando muitas perguntas que , por hora, ainda não encontraram respostas... Mas, o mais interessante é essa sensação de estar em movimento... Motivada a descobrir, com a curiosidade cada vez mais afiada...
Motivação: Motivo para Ação!
“Eu quase nada sei, mas desconfio de muita coisa” (Guimarães Rosa)

2 Comentários:

  • Às 10:14 AM , Blogger Mariangela disse...

    Professor é aquele que encaminha para a aventura da vida.
    Não é o que ensina fórmulas prontas, mas o que questiona e
    desperta para a realidade , que faz brotar o saber do aluno.
    Parabéns pelo teu dia,querida Andréia.
    Bjs,Mariangela

     
  • Às 3:06 PM , Blogger NTE Uruguaiana disse...

    Oi, Andréia!
    Parabéns pelo nosso dia. Achei este o caminho mais curto para escreve que não estou entendendo a atividade PROA 06. Temos que pesquisar os 11 dados e depois postar no pbwiki?
    Abração, Diana.
    OBS: De 04 à 08 estarei em POA.

     

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